Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Planejamento de Aula com Impress

Atividades desenvolvidas com alunos da 3 Série do E. Médio
Educadoras: Jâni e Marleidi
Crônicas 
tempo de duração 5 aulas de 45 minutos cada

Objetivos

Analisar e identificar o gênero crônica;
 Interpretar e verificar os vários recursos utilizados por autores brasileiros;
 Identificar aspectos e características do gênero;
 Caracterizar o narrador da crônica.

Ponto de partida

Numa de suas crônicas, Ivan Ângelo comenta como seus leitores se referem a seus escritos: "reportagens", "contos", "comentários", "críticas", "coluna". Estariam errados?
O escritor Fernando Sabino chega a concluir que "crônica é tudo que o autor chama de crônica". O crítico Antônio Cândido, por sua vez, afirma que "a crônica está sempre ajudando a estabelecer ou restabelecer a dimensão das coisas e das pessoas". Algumas características, no entanto, permitem identificar a crônica como gênero literário.

Estratégias

1) Dividir a classe em grupos e selecionar com os alunos um conjunto de crônicas; pesquisar na sala de informatica diversas crônicas;
2) Cada grupo deve escolher uma crônica para discussão e análise. Serão propostos os seguintes tópicos para discussão:
A crônica narra de forma artística e pessoal fatos do cotidiano, geralmente colhidos no noticiário jornalístico. Que fatos estão enfatizados nesta crônica?
A crônica geralmente é um texto curto e leve, escrito com objetivo de divertir o leitor e /ou levá-lo a refletir criticamente sobre a vida e o comportamento humano. Como estes dois objetivos estão presentes na crônica escolhida?
O narrador presente na crônica pode ser do tipo observador ou personagem. Como é o narrador da crônica analisada?
          A crônica emprega geralmente a variedade padrão informal em linguagem curta e direta, próxima do leitor. Analise a linguagem empregada na crônica

Sugestão de atividades
Os alunos podem partir de situações do cotidiano para a produção de textos. Reunidos em pequenos grupos, identificar episódios do cotidiano escolar e comentá-los em forma de pequenas crônicas,através de slides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário